
A valorização da cultura maranhense como uma das prioridades de seu plano de governo deu o tom da “Caminhada Cultural”, liderada pelo candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), nesta segunda-feira (31), em São Luís. O ato reuniu fazedores de cultura, artistas, lideranças do setor e apoiadores em uma grande mobilização que tomou as ruas do Centro da cidade.
A concentração teve início na tradicional Praça Deodoro, de onde os participantes seguiram em caminhada pela Rua Grande e outras vias. O percurso culminou em um grande ato na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico da capital, consolidando-se como uma das maiores demonstrações de apoio dos movimentos culturais à candidatura de Orleans Brandão.
Na ocasião, ao apresentar suas propostas para o setor, Orleans assegurou que, já em 2027, vai dobrar o número de apresentações e aumentar em 50% o valor dos cachês pagos aos artistas maranhenses. “A cultura é a alma do nosso estado e uma grande força do nosso turismo. Precisamos cuidar com muito carinho das nossas manifestações e dos fazedores de cultura”, destacou Orleans Brandão.
Durante o ato, o emedebista reiterou ainda que o fortalecimento das manifestações culturais e artísticas do estado é uma prioridade em seu plano de governo. Para ele, investir na cultura também impulsiona outros setores importantes, como o turismo, além de gerar emprego e renda em diversas frentes para os maranhenses.
“Fizemos muito pela cultura do Maranhão, principalmente para valorizar os nossos artistas, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão. Enquanto a Prefeitura de São Luís lança edital com cachê zero, o Governo do Estado seguiu o caminho contrário: valorizou quem faz cultura e mais do que dobrou os investimentos destinados às apresentações. Depois de 12 anos sem reajuste nos cachês, o governador Brandão concedeu um aumento de 30%. E hoje assumo o compromisso de fazer ainda mais. Em 2027, vamos dobrar o número de apresentações e aumentar em 50% os cachês pagos aos nossos artistas, valorizando quem vive e faz a nossa cultura”, enfatizou.
*Manifestações culturais*
Ao longo do percurso, representantes de diversas manifestações culturais acompanharam a caminhada em clima de festa e entusiasmo. Entre os grupos representados estavam o Tambor de Crioula São Benedito, Bloco Encanto da Natureza, Cacuriá da Marise, Cacuriá do Jonh, os bois Lendas e Magia, Brilho do Sol e Mar, Estrela da Cohab, Redenção e Brilho da Terra, além da Tribo Tupinambá, Encanto do Rio Preto, Grupo Originais do Ritmo, Sindicato do Samba e das quadrilhas Juventude do Sertão, Flor do Sertão e Flor da Amizade.
A energia da caminhada contagiou também quem acompanhava a passagem do cortejo pelas ruas do Centro. Durante o trajeto, muitas pessoas manifestaram apoio com aplausos e demonstrações espontâneas de carinho e adesão à candidatura de Orleans Brandão.
Durante o encontro, diversos fazedores de cultura se manifestaram em apoio a Orleans e destacaram as políticas de valorização do setor desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Entre eles, o representante do Boi de Morros, José Carlos Lobato, que ressaltou a união do segmento em torno da candidatura. “O Governo do Maranhão plantou a semente, e a cultura unida vai fazer essa semente brotar. A cultura maranhense tem a missão de fazer isso com Orleans Brandão”, afirmou Lobato.
Já Arerê Lambertini, presidente da Federação Maranhense de Blocos Organizados, reconheceu os avanços alcançados pelo setor e defendeu a continuidade e a ampliação das políticas de incentivo.
“Muito já foi feito, mas é preciso fazer ainda mais pelas nossas manifestações culturais. E eu sei que Orleans tem esse propósito de continuar valorizando e fortalecendo a cultura maranhense”, declarou.
Também participaram da caminhada a candidata a deputada federal Larissa DP e os candidatos a deputado estadual Raimundo Coelho e Valeska.