A Assembleia Legislativa do Maranhão deve notificar nos próximos dias o deputado estadual Hemetério Weba (PP) sobre a cassação do seu mandato, em cumprimento a uma decisão judicial que suspendeu seus direitos políticos. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Gláucio Ericeira.
O processo está sendo conduzido pela Corregedoria da Casa, sob responsabilidade do deputado Glalbert Cutrim (PDT), que também ocupa o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora. A notificação será feita presencialmente e também por meio de edital.
A cassação de Weba decorre de condenação por improbidade administrativa, com trânsito em julgado, referente ao período em que ele exerceu o cargo de prefeito de Nova Olinda do Maranhão.
O caso ganhou destaque após a deputada Fabiana Vilar (PL) cobrar publicamente um posicionamento da Mesa Diretora sobre a situação do parlamentar. Weba é adversário político do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), liderança na região da qual Nova Olinda faz parte.
Após ser oficialmente notificado, o deputado terá cinco dias úteis para apresentar defesa. Encerrado esse prazo, a Corregedoria terá mais 15 dias úteis para elaborar e apresentar o relatório final sobre o caso.
Hemetério Weba estava afastado do mandato por licença médica, que já venceu. Caso a cassação seja confirmada, a vaga na Assembleia deve ser ocupada pela médica Helena Duailibe, primeira suplente do PP.