Blog o Morango do Nordeste - Blog o Morango do Nordeste

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha*

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

 

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

 

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

 

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

 

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

 

*Unidade*

 

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

 

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

 

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

 

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

 

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Carlos Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no Dia de São Marçal

 

 

O governador Carlos Brandão anunciou que o próximo dia 30 de junho, quando é celebrado o Dia de São Marçal, será ponto facultativo em São Luís. A decisão foi divulgada por meio das redes sociais e contempla a capital maranhense durante um dos momentos mais tradicionais do calendário junino.

 

Segundo o governador, a medida considera o feriado municipal de São Pedro, celebrado em 29 de junho, além da relevância cultural das festividades de São João para o Maranhão.

 

A data de São Marçal é marcada pelo tradicional Encontro de Batalhões de Bumba Meu Boi, realizado no bairro João Paulo. O evento reúne milhares de pessoas todos os anos e é considerado um dos maiores espetáculos da cultura popular maranhense, com apresentações de diversos grupos do sotaque de matraca.

 

Ao anunciar o ponto facultativo, Brandão também lembrou que o Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi instituído por meio de um projeto de lei de sua autoria, apresentado quando exercia mandato como deputado federal.

 

Com o ponto facultativo, a expectativa é de que um número ainda maior de pessoas participe das celebrações, fortalecendo uma das manifestações culturais mais importantes e tradicionais do Maranhão.

Garis paralisam atividades em São Luís e cobram aprovação de projeto que garante direitos à categoria 

 

Os trabalhadores da limpeza urbana de São Luís realizaram uma nova paralisação nesta segunda-feira (22), aderindo a uma mobilização nacional em defesa da valorização da categoria e da ampliação dos direitos trabalhistas.

 

O movimento tem como principal reivindicação a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, em tramitação no Senado Federal, que busca regulamentar a profissão dos trabalhadores da limpeza urbana como atividade essencial em todo o país.

 

Entre os principais pontos da proposta estão a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036, jornada semanal de 40 horas, adicional de insalubridade de 40% e aposentadoria especial para os profissionais que atuam na coleta de resíduos e na limpeza pública.

 

Na capital maranhense, a mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC). Os trabalhadores se concentraram na sede da empresa São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), localizada na Avenida dos Africanos.

 

De acordo com o sindicato, a paralisação busca sensibilizar a sociedade e os parlamentares sobre a importância dos garis e demais profissionais da limpeza urbana, responsáveis por um serviço considerado essencial para a saúde pública e para o funcionamento das cidades.

Ex-subprefeito denuncia problemas em obra de Eduardo Braide e cobra fiscalização da Câmara

 

A gestão do ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide (PSD), voltou a ser alvo de críticas após denúncias sobre a situação da Avenida dos Nobres, uma das obras entregues durante sua administração.

 

O turismólogo Fábio Henrique Farias Carvalho, que foi subprefeito do Centro Histórico na gestão de Edivaldo Holanda Júnior, utilizou as redes sociais para afirmar que diversas intervenções realizadas pela Prefeitura apresentam problemas estruturais pouco tempo após serem inauguradas. Segundo ele, a realidade das obras contrasta com a divulgação feita pela administração municipal.

 

A principal crítica foi direcionada à requalificação da Avenida dos Nobres, anunciada à época como uma obra de grande impacto para a mobilidade urbana. De acordo com Fábio Henrique, a via apresenta falhas que levaram à interdição de trechos, comprometendo o tráfego e causando transtornos aos moradores da região.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-subprefeito afirmou que a obra não atendeu às expectativas e criticou os prejuízos enfrentados pela população, que agora precisa percorrer trajetos maiores para acessar suas residências.

 

Diante da situação, Fábio Henrique cobrou uma atuação mais efetiva da Câmara Municipal de São Luís. Ele defendeu que a Comissão de Infraestrutura realize uma fiscalização no local para verificar as condições da obra e apurar eventuais responsabilidades pelos problemas identificados.

Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região”, afirma Brandão*

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

 

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

 

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

 

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

 

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

 

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

 

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

 

“Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.

São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população”, afirmou.

 

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

 

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

 

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

 

*Compromisso*

 

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

 

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

 

“Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o pastor.

 

A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. “Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população”, afirmou.

Arraial da Assembleia abre programação reunindo o melhor do folclore maranhense

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) abriu, nesta quinta-feira (18), as portas para o São João 2026 com uma programação alto astral contemplando o que há de melhor nas festividades juninas. Até o próximo domingo (21), o espaço estruturado na área de estacionamento da Casa do Povo servirá de cenário para apresentações de diversos grupos folclóricos, entre bumba meu boi, danças portuguesas, quadrilhas, grupos de cacuriá e outras variadas manifestações em uma contagiante festança em homenagem à cultura popular.

 

A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (MDB), foi quem deu as boas-vindas aos presentes, desejando dias de festa com muita alegria, entusiasmo e, principalmente, enaltecimento a diversidade da cultura popular. “Nosso arraial é seguro, tranquilo e recheado de muita coisa para se ver e fazer. Acima de tudo, é um ambiente super agradável e acessível a todas as famílias”, disse a parlamentar.

 

Grande incentivadora da cultura maranhense, a deputada destacou o apoio recebido dos demais parlamentares e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que não tem medido esforços para proporcionar aos maranhenses o melhor São João do Brasil.

 

“O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

 

Iracema Vale frisou, também, que o arraial é um momento de confraternização com o povo do Maranhão. “Estamos de portas abertas para quem quiser vir aproveitar esta grande festa popular”.

 

O Arraial da Assembleia já é um evento bastante esperado, tendo em vista o sucesso das edições anteriores. Por essa razão, há grande expectativa pelo evento. “As minhas expectativas são boas. Eu vim no ano passado e gostei muito. Este ano, quando soube que iria acontecer, já me animei e estou aqui. Gosto muito de festa junina, então estou aqui para curtir e me divertir, porque nosso Maranhão é lindo”, ressaltou a técnica de enfermagem Sílvia Maria Gomes.

 

Estrutura

 

O Arraial da Assembleia reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais, que fazem do São João do Maranhão um dos mais reconhecidos do Brasil.

 

A programação da festança na Casa do Povo começa às 17h30 e tem entrada gratuita ao longo das quatro noites de apresentações. É uma grande celebração da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão a todos que prestigiarem a programação.

 

O público tem à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque para espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial de inclusão e acessibilidade é a instalação de rampas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há, ainda, mesas e cadeiras nas áreas das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

 

A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMA), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem se dirige ao arraial tem à disposição estacionamento no Multicenter Sebrae, com translado gratuito até o local da festa, garantindo mais comodidade aos visitantes.

 

Mesmo quem não pode comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia pode acompanhar tudo o que acontece no espaço junino, pois toda a programação é transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além do YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também há cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmite a programação, com equipe mobilizada para levar o arraial à população.

Marcos Brandão diz que alertou André Fufuca sobre rompimento e classifica decisão como “apunhalada pelas costas”

 

 

O dirigente político Marcos Brandão afirmou, em entrevista ao portal Tribuna 98, que o ministro André Fufuca foi alertado por integrantes do grupo governista sobre os impactos políticos de um eventual afastamento da base liderada pelo governador Carlos Brandão.

 

Segundo Marcos, houve diversas tentativas para manter Fufuca no grupo. Ele ressaltou que o ministro sempre teve espaço dentro da gestão estadual, com participação na indicação de aliados para cargos estratégicos e presença nas articulações do governo.

 

Durante a entrevista, Marcos revelou que chegou a apresentar pesquisas ao deputado, apontando que, caso permanecesse alinhado ao grupo governista, teria condições competitivas para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026. Ainda de acordo com ele, Fufuca também foi alertado de que parte significativa de sua base política não concordaria com uma eventual saída do governo.

 

Apesar das conversas, Marcos afirmou que o ministro informou ter recebido um pedido de uma pessoa, cuja identidade não foi revelada, que o impediria de continuar no grupo político.

 

Ao comentar a repercussão do rompimento, Marcos Brandão disse que já esperava que prefeitos aliados manifestassem apoio ao governador Carlos Brandão.

 

“O modo de Brandão trabalhar é sendo amigo, companheiro e solidário nos momentos difíceis. Eu considero esses grupos políticos amigos. Por isso, a atitude de Fufuca foi uma das maiores apunhaladas pelas costas que já recebemos”, declarou.

 

O dirigente também afirmou que a maior parte dos prefeitos que anteriormente demonstravam apoio a André Fufuca decidiu permanecer ao lado do governador.

 

“Dos cerca de 100 prefeitos que declaravam apoio a ele, aproximadamente 95 já me enviaram vídeos dizendo que jamais o acompanhariam nessa decisão”, afirmou.

TRE-MA cassa mandatos do prefeito e do vice de São João Batista por abuso de poder

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, por unanimidade, cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Livio Soares Pinto, conhecido como Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito Willame Barros (PSDB). A decisão foi proferida nesta quinta-feira (18), durante sessão plenária da Corte, ao julgar um recurso relacionado às eleições municipais de 2024.

 

A ação foi movida pela coligação do então candidato Carlos Figueiredo, adversário da chapa vencedora no pleito. Em primeira instância, o pedido de cassação havia sido rejeitado pela Justiça Eleitoral. No entanto, ao analisar o recurso, o TRE-MA reformou a sentença e reconheceu a ocorrência de irregularidades durante a campanha.

 

O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado favoravelmente à cassação dos gestores. A relatora do processo, desembargadora eleitoral Rosângela Prazeres, votou pelo acolhimento da ação, sendo acompanhada por todos os demais membros do tribunal.

 

Conforme os autos, a chapa eleita pela coligação “Unidos Para Fazer Mais” foi responsabilizada por práticas consideradas ilegais no período eleitoral, incluindo compra de votos, contratações irregulares e realização de serviços com potencial para influenciar o resultado da eleição.

 

Para a Corte, ficou configurado abuso de poder político e econômico, motivo que levou à cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito.

 

Apesar da decisão, Mecinho e Willame Barros ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), buscando reverter o julgamento e permanecer nos cargos até a análise definitiva do caso.

Orleans Brandão reforça compromissos com o Polo Coroadinho e promete soluções para transporte público de São Luís

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, a convite do vereador Daniel Oliveira. A reunião reuniu lideranças comunitárias, representantes políticos e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

 

Durante o evento, Orleans destacou as ações realizadas no Polo Coroadinho desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. Segundo ele, o diálogo permanente com as lideranças da região permitiu a execução de iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores.

 

“Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.

 

Entre os compromissos assumidos, Orleans defendeu a implantação de uma unidade do Viva Procon na comunidade, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços públicos. Outro tema abordado foi a situação do transporte coletivo em São Luís. O pré-candidato afirmou que já estuda alternativas para enfrentar os problemas da mobilidade urbana e garantiu que o setor será tratado como prioridade.

 

“Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá, eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, declarou.

 

O encontro também contou com a participação do deputado estadual Glalbert Cutrim, que destacou a união do grupo político em torno do projeto liderado por Orleans Brandão.

 

“Faço parte de um time que vai caminhar ao lado da população. Queremos construir um governo presente, capaz de levar melhorias para quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.

 

Anfitrião do evento, o vereador Daniel Oliveira ressaltou a parceria construída com Orleans ao longo dos últimos anos e agradeceu o apoio recebido para atender reivindicações da comunidade.

 

“Orleans sempre esteve presente quando buscamos soluções para as demandas do Polo Coroadinho. É alguém que conhece a realidade da nossa região e tem compromisso com a população”, disse.

 

Moradores que acompanharam a reunião também avaliaram positivamente o encontro. A professora Antônia Costa, que vive na região há mais de cinco décadas, afirmou ter ficado satisfeita com as propostas apresentadas.

 

“Foi a primeira vez que ouvi Orleans pessoalmente. Gostei das ideias e acredito que ele demonstrou preparo para governar o estado”, declarou.

 

Ao encerrar a agenda, Orleans Brandão agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de manter o diálogo com as comunidades como instrumento para construir políticas públicas voltadas às necessidades da população maranhense.