Blog o Morango do Nordeste - Blog o Morango do Nordeste

Em reunião com empresários, Orleans Brandão amplia diálogo com setor produtivo*

A construção de propostas para o desenvolvimento econômico do Maranhão foi o tema central do encontro que o pré-candidato a governador Orleans Brandão teve nesta terça-feira (23) com empresários, representantes da indústria e do comércio maranhense, na Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). O pré-candidato destacou a importância do diálogo com o setor produtivo, apresentou indicadores econômicos do estado e ressaltou que o cenário atual permite maior capacidade de investimentos no estado.

 

“Como secretário de Assuntos Municipalista, cumpri a missão de percorrer todo o Maranhão para entender as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Foi assim que ajudei o governador Carlos Brandão a levar obras e serviços aos 217 municípios. Agora, como pré-candidato que quer dar continuidade a esse grande trabalho, estamos ouvindo todos os segmentos para construir um bom plano de governo”, declarou Orleans Brandão aos empresários.

 

O pré-candidato falou do atual cenário econômico do estado destacando que o Maranhão está em segundo lugar em solidez fiscal no país e subiu da letra C para a letra A em capacidade de pagamento, apto a buscar investimentos, estabelecer parcerias e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. “O Maranhão subiu 10 posições no ranking de gestão pública, temos um porto do Itaqui que bate recorde histórico de movimentação de cargas, oferecemos 2,3 bilhões em isenção fiscal para incentivar a nossa indústria e a geração de empregos. Sabemos que não está tudo resolvido, mas hoje vivemos um novo momento, em condições de dialogar com o setor produtivo e construir propostas de desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou.

 

Reconhecendo a contribuição dada pelo setor produtivo à economia do estado que alcançou um PIB histórico de 4,2 quando a média nacional foi de 1,8, ele reforçou a determinação de continuar incentivando a industrialização do estado, o comércio, o agronegócio e todo o setor produtivo em um futuro governo. “Queremos gerar emprego e renda, dar oportunidade para as pessoas trabalharem. É nisso que eu acredito e esse é o nosso compromisso. E por isso vamos precisar da parceria dos empresários, dos comerciantes, dos produtores. Por isso nos colocamos à disposição para esse diálogo, ouvir as contribuições de vocês para construir o plano de governo que atenda às necessidades dos maranhenses”, concluiu ele.

Protesto expõe crise no transporte da zona rural e reacende críticas à gestão de Eduardo Braide

 

Moradores da zona rural de São Luís realizaram, na manhã desta quinta-feira (25), um protesto que bloqueou o acesso ao Terminal de Integração do São Cristóvão. A manifestação reuniu dezenas de usuários do transporte coletivo que denunciam a precariedade do serviço e cobram providências urgentes do poder público.

 

Os manifestantes afirmam que convivem há anos com ônibus sucateados, constantes falhas mecânicas e falta de manutenção adequada da frota que atende comunidades da região. Segundo os moradores, a situação compromete a segurança dos passageiros e provoca transtornos diários para quem depende do transporte público.

 

Além das condições dos veículos, a população reclama da insuficiência da frota disponível. Longos intervalos entre as viagens, superlotação e atrasos frequentes fazem parte da rotina de trabalhadores, estudantes e pacientes que precisam se deslocar para outras áreas da capital.

 

O protesto contou com a participação de moradores de localidades como Vila Conceição, Tajipuru, Coquilho e outras comunidades da zona rural de São Luís. Com cartazes e palavras de ordem, os participantes exigiram melhorias imediatas e uma solução definitiva para os problemas enfrentados no transporte coletivo.

 

O bloqueio do acesso ao terminal provocou impactos no trânsito da região e obrigou passageiros a buscarem rotas alternativas para seguir viagem. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre medidas adotadas para atender às reivindicações apresentadas pelos manifestantes.

 

A mobilização também reacende o debate sobre a condução da política de mobilidade urbana na capital maranhense. Moradores e lideranças comunitárias apontam que os problemas no sistema de transporte se agravaram ao longo dos últimos anos, período marcado por sucessivas paralisações, greves e reclamações de usuários.

 

Para os manifestantes, a situação evidencia a necessidade de investimentos estruturais e de uma fiscalização mais rigorosa para garantir um serviço de qualidade à população da zona rural, que continua enfrentando dificuldades diárias para exercer direitos básicos como trabalhar, estudar e acessar serviços de saúde.

TCE analisa licitação de R$ 91 milhões da Saúde de São Luís após denúncia de possíveis irregularidades

 

Uma licitação milionária da Prefeitura de São Luís entrou na mira do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). O órgão de controle passou a analisar o Pregão Eletrônico nº 90.030/2026, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que prevê a contratação de serviços de limpeza, asseio e conservação para unidades de saúde da capital, com valor estimado em R$ 91,4 milhões.

 

A movimentação ocorreu após o protocolo de uma representação com pedido de medida cautelar apontando supostas irregularidades no processo licitatório. A ação foi apresentada pela advogada Thalita Marques Monteiro e tem como alvo o Município de São Luís.

 

O certame prevê a contratação de empresa especializada para execução de serviços continuados de limpeza e conservação, incluindo fornecimento de mão de obra exclusiva, materiais, equipamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), coleta seletiva e transporte interno de resíduos das unidades de saúde e setores administrativos da rede municipal.

 

Diante dos questionamentos apresentados, o TCE determinou a notificação da responsável pelo procedimento para que apresente esclarecimentos sobre os pontos levantados na denúncia. A defesa solicitou a ampliação do prazo para manifestação, pedido que foi acolhido pelo conselheiro relator Marcelo Tavares Silva.

 

Na decisão, a Corte de Contas ressaltou que a concessão do prazo adicional busca assegurar o cumprimento dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Com isso, a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, terá mais cinco dias para encaminhar as informações solicitadas.

 

Embora o tribunal ainda não tenha se pronunciado sobre o mérito das acusações, o processo permanece sob análise e poderá resultar em novas medidas caso sejam identificadas inconsistências ou irregularidades na condução da licitação.

 

Pelo volume de recursos envolvidos, a apuração desperta atenção e reforça a fiscalização sobre contratos de grande impacto financeiro firmados pela administração municipal.

Motorista é agredido durante assalto e ônibus bate em barreira na Avenida dos Africanos

 

Um ônibus do transporte coletivo de São Luís se envolveu em um acidente na noite desta segunda-feira (22), após o motorista ser agredido durante um assalto na Avenida dos Africanos. Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o condutor perdeu o controle da direção enquanto tentava se proteger das agressões praticadas pelos criminosos, fazendo com que o veículo colidisse contra uma barreira de proteção da via.

 

De acordo com a polícia, quatro suspeitos — três homens e uma mulher — embarcaram no coletivo da linha Janaína Riod e anunciaram o assalto. Um dos criminosos estava armado com uma arma de fogo, enquanto os demais utilizavam facas para intimidar passageiros e funcionários.

 

Durante a ação, o motorista foi atacado pelos assaltantes e, ao tentar se defender, acabou perdendo o controle do ônibus. Apesar da colisão, ele não sofreu ferimentos.

 

Após o crime, os suspeitos fugiram em direção a uma área de matagal nas proximidades da Barragem do Bacanga. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região, mas, até o momento, ninguém foi preso.

 

O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar os envolvidos e esclarecer as circunstâncias do assalto.

 

Apesar do episódio, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que os roubos a ônibus na Grande Ilha registraram redução de 33% nos cinco primeiros meses de 2026, conforme levantamento da Unidade de Estatística e Análise Criminal (UEAC).

TCE-MA anuncia força-tarefa para fiscalizar emendas parlamentares em prefeituras do Maranhão

 

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) anunciou a criação de uma força-tarefa para intensificar a fiscalização da aplicação dos recursos provenientes de emendas parlamentares nos municípios maranhenses. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22) e prevê um amplo monitoramento dos portais da transparência das prefeituras.

 

A ação será coordenada pela Secretaria de Fiscalização do TCE-MA, com execução da Liderança de Fiscalização 3. Os trabalhos terão início no dia 30 de junho e serão direcionados, prioritariamente, aos municípios que receberam ou venham a receber recursos oriundos de emendas parlamentares estaduais.

 

O objetivo é verificar se as administrações municipais estão cumprindo as normas de transparência, publicidade e rastreabilidade na utilização do dinheiro público, garantindo que a população e os órgãos de controle possam acompanhar a destinação dos recursos.

 

Durante a fiscalização, os auditores irão analisar todas as etapas da execução das emendas, desde a identificação do parlamentar responsável pela indicação até a aplicação final dos recursos. A verificação incluirá valores recebidos, contratos, pagamentos efetuados, beneficiários, notas fiscais, cronogramas de execução e demais documentos que comprovem a correta utilização das verbas.

 

Outro ponto que estará no foco da fiscalização é a existência de uma área específica nos portais da transparência para divulgação das informações relacionadas às emendas parlamentares. A falta dessas informações ou dificuldades de acesso aos dados poderá ser considerada uma falha relevante pelos auditores.

 

O Tribunal também pretende garantir a rastreabilidade dos recursos, permitindo identificar todo o percurso do dinheiro público, desde a origem da emenda até sua efetiva aplicação, fortalecendo os mecanismos de controle e reduzindo o risco de irregularidades.

 

Com o aumento do volume de recursos destinados por meio de emendas parlamentares aos municípios, a iniciativa representa um reforço na fiscalização das contas públicas. Caso sejam identificadas omissões, inconsistências ou indícios de irregularidades, os relatórios poderão embasar a abertura de novos procedimentos e a adoção de medidas pelo Tribunal de Contas.

 

Na prática, a força-tarefa marca o início de um pente-fino na aplicação das emendas parlamentares e deve ampliar o monitoramento sobre a gestão desses recursos em diversas prefeituras maranhenses.

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha*

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

 

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

 

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

 

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

 

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

 

*Unidade*

 

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

 

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

 

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

 

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

 

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Carlos Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no Dia de São Marçal

 

 

O governador Carlos Brandão anunciou que o próximo dia 30 de junho, quando é celebrado o Dia de São Marçal, será ponto facultativo em São Luís. A decisão foi divulgada por meio das redes sociais e contempla a capital maranhense durante um dos momentos mais tradicionais do calendário junino.

 

Segundo o governador, a medida considera o feriado municipal de São Pedro, celebrado em 29 de junho, além da relevância cultural das festividades de São João para o Maranhão.

 

A data de São Marçal é marcada pelo tradicional Encontro de Batalhões de Bumba Meu Boi, realizado no bairro João Paulo. O evento reúne milhares de pessoas todos os anos e é considerado um dos maiores espetáculos da cultura popular maranhense, com apresentações de diversos grupos do sotaque de matraca.

 

Ao anunciar o ponto facultativo, Brandão também lembrou que o Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi instituído por meio de um projeto de lei de sua autoria, apresentado quando exercia mandato como deputado federal.

 

Com o ponto facultativo, a expectativa é de que um número ainda maior de pessoas participe das celebrações, fortalecendo uma das manifestações culturais mais importantes e tradicionais do Maranhão.

Garis paralisam atividades em São Luís e cobram aprovação de projeto que garante direitos à categoria 

 

Os trabalhadores da limpeza urbana de São Luís realizaram uma nova paralisação nesta segunda-feira (22), aderindo a uma mobilização nacional em defesa da valorização da categoria e da ampliação dos direitos trabalhistas.

 

O movimento tem como principal reivindicação a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, em tramitação no Senado Federal, que busca regulamentar a profissão dos trabalhadores da limpeza urbana como atividade essencial em todo o país.

 

Entre os principais pontos da proposta estão a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036, jornada semanal de 40 horas, adicional de insalubridade de 40% e aposentadoria especial para os profissionais que atuam na coleta de resíduos e na limpeza pública.

 

Na capital maranhense, a mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC). Os trabalhadores se concentraram na sede da empresa São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), localizada na Avenida dos Africanos.

 

De acordo com o sindicato, a paralisação busca sensibilizar a sociedade e os parlamentares sobre a importância dos garis e demais profissionais da limpeza urbana, responsáveis por um serviço considerado essencial para a saúde pública e para o funcionamento das cidades.

Ex-subprefeito denuncia problemas em obra de Eduardo Braide e cobra fiscalização da Câmara

 

A gestão do ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide (PSD), voltou a ser alvo de críticas após denúncias sobre a situação da Avenida dos Nobres, uma das obras entregues durante sua administração.

 

O turismólogo Fábio Henrique Farias Carvalho, que foi subprefeito do Centro Histórico na gestão de Edivaldo Holanda Júnior, utilizou as redes sociais para afirmar que diversas intervenções realizadas pela Prefeitura apresentam problemas estruturais pouco tempo após serem inauguradas. Segundo ele, a realidade das obras contrasta com a divulgação feita pela administração municipal.

 

A principal crítica foi direcionada à requalificação da Avenida dos Nobres, anunciada à época como uma obra de grande impacto para a mobilidade urbana. De acordo com Fábio Henrique, a via apresenta falhas que levaram à interdição de trechos, comprometendo o tráfego e causando transtornos aos moradores da região.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-subprefeito afirmou que a obra não atendeu às expectativas e criticou os prejuízos enfrentados pela população, que agora precisa percorrer trajetos maiores para acessar suas residências.

 

Diante da situação, Fábio Henrique cobrou uma atuação mais efetiva da Câmara Municipal de São Luís. Ele defendeu que a Comissão de Infraestrutura realize uma fiscalização no local para verificar as condições da obra e apurar eventuais responsabilidades pelos problemas identificados.

Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região”, afirma Brandão*

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

 

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

 

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

 

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

 

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.