
O Instituto EPO Estratégia divulgou nesta terça-feira (30) uma pesquisa que avalia a preferência do eleitorado maranhense na corrida pelo Senado Federal. O levantamento mostra o governador Carlos Brandão (sem partido) na liderança, com 24,2% das intenções de voto, mesmo ele afirmando reiteradamente que não pretende disputar o cargo e que permanecerá no governo até o fim do mandato.
Na segunda colocação aparece o ex-senador Roberto Rocha (sem partido), com 15,3%. Em terceiro lugar está o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), que soma 10%. A senadora Eliziane Gama (PSD) surge logo atrás, com 9,8% das intenções de voto.
O senador Weverton Rocha (PDT), que figurava na liderança em pesquisas anteriores, aparece agora na quinta posição, com 9,6%. Segundo a análise do cenário político, o desempenho é impactado por denúncias de um possível envolvimento com o escândalo do INSS. Em seguida, o médico Hilton Gonçalo (Mobiliza), ex-prefeito de Santa Rita, registra 3,4%.
Também pontuaram na pesquisa Yglésio Moyses (PRTB), com 2,3%; Antônia Cariongo (PSOL), com 0,9%; e César Pires (Novo), com 0,8%.
A pesquisa ouviu 16.768 eleitores em 199 dos 217 municípios maranhenses, entre os dias 17 e 29 de dezembro. A margem de erro é de 0,8 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.