O governador Carlos Brandão inaugurou, nesta terça-feira (18), o novo Entreposto Pesqueiro do Maranhão, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no antigo Mercado do Portinho, em São Luís. O espaço será um ponto de venda de pescados no atacado, funcionando inclusive durante a madrugada para o recebimento de mercadorias. Durante a solenidade, Brandão também assinou a ordem de serviço para a reforma do Mercado do Peixe.
A construção do Entreposto Pesqueiro foi realizada pelo governo do estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), e beneficiará cerca de 120 comerciantes, segundo a Associação dos Distribuidores de Pescados e Mariscos de São Luís (ADPEMASL).
Durante a entrega, o governador destacou que o novo entreposto será um grande centro de distribuição de pescados, mariscos e crustáceos, seguindo todas as normas sanitárias e oferecendo melhores condições para comerciantes e consumidores.
Além da inauguração, Brandão autorizou a construção de novos espaços para atender diferentes segmentos da antiga Feira do Portinho, como beneficiadores de pescado, comerciantes de hortifrúti e uma praça de alimentação. Também será implantado um sistema de videomonitoramento para garantir a segurança no local, que já conta com um posto da Polícia Militar.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, ressaltou que o novo equipamento fortalece a cadeia produtiva do pescado no Maranhão, beneficiando tanto os trabalhadores quanto os consumidores.
Durante o evento, foram entregues kits feira para nove famílias que trabalham com hortaliças e máquinas de corte para doze famílias envolvidas no beneficiamento de pescado. Além disso, foi autorizada a aquisição de 64 balcões frigoríficos para garantir a conservação adequada dos produtos.
Estrutura e funcionamento do Entreposto Pesqueiro
Com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, o Entreposto Pesqueiro foi projetado para oferecer um ambiente mais adequado, seguro e higiênico para a comercialização de pescados no atacado, atendendo feirantes e supermercados.
O local funcionará durante a madrugada para receber pescados, crustáceos e mariscos vindos de diversas regiões do Maranhão e estados vizinhos, abastecendo feiras, mercados, supermercados e restaurantes da Grande São Luís.
Para os comerciantes que atuam na área, a entrega do novo espaço representa um avanço significativo. “Hoje é a realização de um sonho. Agora teremos um ambiente digno, higienizado, onde poderemos oferecer nossos produtos com mais qualidade para os clientes”, afirmou Manoel Paixão, presidente da ADPEMASL.