
O clima foi de tensão e revolta na manhã desta sexta-feira (24) no bairro Jardim América, em São Luís. Moradores bloquearam trechos da Avenida Principal e de vias próximas em protesto contra o aumento da violência na região e para cobrar justiça pela morte do jovem Eduardo Lemos Martins, de 19 anos, assassinado em um ataque a tiros na última terça-feira (21).
Durante a manifestação, os moradores atearam fogo em pneus e interromperam o tráfego de veículos. O protesto deixou a avenida, uma das mais movimentadas da área, completamente bloqueada. Por conta da insegurança, comerciantes decidiram não abrir as portas e escolas suspenderam as atividades.
Eduardo Lemos foi morto na Rua Quatro, na Unidade 105 da Cidade Operária, durante um tiroteio que deixou outras quatro pessoas feridas. A vítima foi atingida no tórax e não resistiu aos ferimentos. Entre os baleados estão um adolescente de 13 anos, dois jovens de 18 e 19 anos e um homem de 34 anos. Um deles completou 19 anos um dia após o ataque. Todos foram levados para o Hospital Socorrão II, onde receberam atendimento médico.
Uma equipe da Polícia Militar esteve no local tentando dialogar com os manifestantes, enquanto o Corpo de Bombeiros controlou as chamas e liberou a via para o tráfego.
Os moradores afirmam que a violência tem crescido nas últimas semanas, com ações de grupos criminosos armados, e pedem reforço no policiamento e investigações rápidas sobre o assassinato de Eduardo. O caso está sendo apurado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).